Fonte: El País

João Maria de Souza Holanda Filho, 42 anos, faz parte de uma categoria de profissionais disputada no Brasil: ele é um futuro professor de Física. Uma verdadeira raridade no mercado que é estratégico para o país. Mas João só está encarando o desafio de buscar uma nova profissão graças às oportunidades trazidas por novas tecnologias que estão fazendo do ensino a distância, o chamado EAD, uma modalidade cada vez mais atraente.

Milhares de estudantes como ele encaram já o desafio de ter aulas longe das salas de aula, enfrentando as vantagens e desvantagens desse modelo. Muitos sentem falta do contato com professores e colegas, mas valorizam o fato de poder estudar em qualquer lugar, até mesmo nas cidades mais remotas. Enfrentam ainda o preconceito do mercado e de colegas que ainda desconfiam da qualidade do EAD. A descrença no novo modelo é, em parte, fruto do desconhecimento: ao longo dos anos, e com o avanço das tecnologias, os cursos a distância se tornaram referência em inovação, influenciando até mesmo o ensino tradicional.