Logo Educação a distância

Novos rumos à EaD no ensino superior

Foi comemorado pelo setor a decisão da Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC de coordenar a Política Nacional para EaD no ensino superior público. O anúncio foi realizado na última quinta-feira (10) pelo secretário Jesualdo Pereira Farias durante o Seminário “EAD: virtudes e desafios”, promovido pela a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Agora, o trabalho anunciado para representantes do MEC, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e representantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) será realizado em bases conceituais e em permanentes debates para promover aprofundamentos das questões chaves que envolvem a questão.

Este seminário reforçou o apoio e importância da Andifes na construção e reconstrução desta política, assim como os órgãos representativos como UniRede e Fórum Nacional de Coordenadores UAB (ForUAB), Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes, da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais(Abruem) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O seminário “EAD: virtudes e desafios” debateu a atual conjuntura para pensar novas perspectivas do modelo de ensino que se constitui no país como uma das principais alternativas de acesso à educação. Uma das palestrantes desse dia de seminário, a presidente do ForUAB, Nara Maria Pimentel, disse que a experiência da UAB enquanto sistema nacional é importante para a construção desse novo cenário para a política nacional para EaD.

E lembrou que o atual momento desse programa que integra 90 IEs públicas é de ressignificação. “A UAB passa ser estendida como espaço de articulação compartilhamento de conteúdos educativos, exercícios e autonomia pedagógica de cada uma de suas instituições” e conclui que as políticas de continuidade, expansão, garantia de fomento e apoio de pesquisas na área desse programa estão se integrando organicamente na agenda nacional para a EaD.

 

Copyright © UnB|CEAD|Centro de Educação a Distância
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Brasília - DF