A Plataforma Aprender - O que é?

A Plataforma Aprender √© um Ambiente Virtual de Aprendizagem concebido para apoiar os professores e alunos nas atividades de ensino e aprendizagem as disciplinas da UnB. Este recurso √© utilizado pelos professores para disponibilizar conte√ļdos e ferramentas que permitem o acesso a um curso ou disciplina, facilitando a intera√ß√£o entre alunos, professores e monitores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, a Plataforma Aprender rompe os limites da sala de aula presencial favorecendo e enriquecendo a forma√ß√£o dos estudantes.

A Diretoria de Ensino de Gradua√ß√£o a Dist√Ęncia (DEGD) √© a atual respons√°vel pelo suporte tecnol√≥gico aos usu√°rios da plataforma Aprender dentro das ofertas regulares de disciplinas dos cursos presenciais de gradua√ß√£o, extens√£o e p√≥s-gradua√ß√£o da Universidade de Bras√≠lia. Vinculada ao Decanato de Ensino de Gradua√ß√£o (DEG), a DEGD desenvolve um trabalho colegiado na tomada de decis√Ķes no que concerne √† plataforma Aprender como ferramenta de apoio ao ensino e √† pesquisa.

P√ļblico-alvo?

‚ÄĘ alunos matriculados regulamente nos cursos presenciais da gradua√ß√£o, p√≥s-gradua√ß√£o e/ou da extens√£o da UnB;
‚ÄĘ servidores p√ļblicos da UnB, enquanto alunos de cursos de forma√ß√£o/capacita√ß√£o continuada;

Histórico

O uso da plataforma Aprender UnB foi iniciado em abril de 2004, caracterizando-se como uma iniciativa que surgiu da demanda de professores, sendo alimentada pela rápida adesão dos alunos. Inicialmente contou com o apoio do Departamento de Matemática, da Faculdade de Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas e da Finatec para se consolidar.

No segundo semestre de 2004 a plataforma Aprender foi aberto √† comunidade. De 2005 at√© o primeiro semestre¬† 2011 esteve sob a administra√ß√£o da Diretoria de Tecnologias de Apoio √† de Aprendizagem e do Centro de Educa√ß√£o a Dist√Ęncia da Universidade de Bras√≠lia (CEAD-UnB).

A partir do segundo semestre de 2011 o Aprender¬† est√° sob a administra√ß√£o da Diretoria de Ensino de Gradua√ß√£o a Dist√Ęncia (DEGD).

Desde ent√£o a equipe respons√°vel por administrar a plataforma Aprender realiza atualiza√ß√Ķes nas vers√Ķes do Moodle de acordo com as necessidades tecnol√≥gicas e demandas de professores e discentes.

No segundo semestre de 2013, paralelamente, foi disponibilizada √† comunidade uma nova vers√£o da plataforma Aprender (Moodle 2.4). Em fevereiro de 2015 houve atualiza√ß√£o para vers√£o do Moodle 2.7 e a cria√ß√£o de uma pol√≠tica de uso (Termos e condi√ß√Ķes de uso, visualize aqui) para melhor utiliza√ß√£o do Aprender.

A plataforma Aprender inicia o primeiro semestre de 2015 com cerca de 2 mil cursos/disciplinas e registro de mais de 33 mil contas de usu√°rios cadastrados.