ORIENTAÇÕES BÁSICA PARA OS DISCENTES DA UNIVERSIDADE

Querido(a) Aluno(a),

Seja bem-vindo(a) ao seu espaço na UnB!

Aqui, você encontrará os principais serviços da Universidade que são importantes para o seu desenvolvimento acadêmico. Sugerimos que você acesse os seguintes endereços:

Então, fique ligado nos sites acima para conferir itens como:

  • editais de fomento ao seu desenvolvimento acadêmico;
  • calendário de matrícula;
  • emissão de declaração de matrícula;
  • passe estudantil;
  • sistemas de graduação e pós-graduação.

E muito mais!

Um espaço que é muito importante para a formação é a Biblioteca, conhecida popularmente na UnB como BCE.

Você pode acessar o site da BCE, clicando aqui.

Para conhecer e saber utilizar os serviços da BCE, convidamos a assistir o vídeo abaixo:

E para você aluno da EaD ou do curso presencial com disciplinas a distância, a sua sala de aula é o ambiente virtual de aprendizagem, conhecido na UnB como Aprender, dividido entre Aprender 2 e Aprender 3. O Aprender 2 é destinado à extensão, a pós-graduação lato sensu e graduações EaD. O Aprender 3 é destinado aos cursos de graduação presencial com atividades EaD e pós-graduação stricto sensu.

Ainda, como recursos síncronos, você pode utilizar a Webconferência e a plataforma Teams.

Importante!

Para acesso aos serviços UnB, você precisa dispor de seu e-mail institucional, aquele que segue o modelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e também da respectiva senha. Você não sabe seu e-mail ou senha, entre em contato com a SAA, por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Estamos à disposição.

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA ESTUDANTES SOBRE O ENSINO REMOTO

Prezado(a) estudante,

Com objetivo de apoiar a participação dos discentes nas atividades a serem desenvolvidas no ambiente Aprender 3 e no Microsoft Teams, elaboramos algumas orientações básicas que poderão ajudá-lo(a) no acesso à sala virtual de suas disciplinas.

Caso você tenha alguma dúvida específica, entre em contato com nossa central de atendimento (botão "Atendimento" no canto superior direito).

Quais ambientes virtuais de aprendizagem estão à disposição da comunidade acadêmica da universidade de brasília?

A UnB oferece à sua comunidade acadêmica dois ambientes virtuais de aprendizagem: Aprender 3 e Microsoft Teams.

O Aprender 3 é uma plataforma baseada no sistema de gerenciamento de aprendizagem “Moodle”, tendo sido customizado pelo CEAD (Centro de Educação a Distância) exclusivamente para a UnB. O ambiente está disponível para alunos, professores e corpo técnico-administrativo, nos níveis de graduação e pós-graduação.

As credenciais para o acesso ao Aprender 3 são disponibilizadas no e-mail institucional. Os dados são importados do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas), e os usuários recebem os dados de login no e-mail cadastrado no SIGAA. Portanto, é importante que você acesse o seu e-mail institucional.

A suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional (Office 365, versão A1) encontra-se disponível para todos os alunos regulares da UnB, bem como para o seu corpo técnico-administrativo e professores, mediante um acordo de cooperação firmado entre a Universidade e a Microsoft. Dentre os benefícios desse acordo, podemos citar o incremento do espaço de armazenamento das contas de e-mail para 50 GB, 1 TB disponível para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive), além do acesso aos demais aplicativos da suíte Office (Word, Excel, PowerPoint, Teams, OneNote, dentre outros).

Os usuários podem ter acesso à suíte Office 365 a partir de qualquer navegador de internet. Para acessar a plataforma do Office 365, visite o site www.office.com.

Tendo em vista o acordo de cooperação firmado entre a Universidade de Brasília e a Microsoft, a ferramenta de e-mail institucional adotada pela UnB passou a ser o aplicativo Outlook, que pode ser acessado na plataforma do Office ou diretamente no site do Outlook Web.

Você tem direito a um e-mail institucional enquanto estiver com a sua matrícula de estudante ativa dentro da instituição. Caso ocorra o trancamento da sua matrícula ou, ainda, caso o seu vínculo com a instituição termine a qualquer tempo, independentemente do motivo, o seu e-mail institucional será removido do sistema após 30 dias corridos ao término do vínculo, e você perderá o acesso à plataforma do Office 365 no âmbito da UnB.

O aluno regular não necessita solicitar a criação de seu e-mail institucional à STI (Secretaria de Tecnologia da Informação), pois este é gerado de forma automática após a inserção dos dados estudantis no sistema acadêmico da Universidade de Brasília. O e-mail institucional é composto pela seguinte nomenclatura: [número da matrícula]@aluno.unb.br.

Exemplo:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Qualquer dúvida sobre a sua situação acadêmica deverá ser esclarecida junto à SSA (Secretaria de Administração Acadêmica.

Site da SAA: saa.unb.br

E-mail: saaatendimento @unb.br

Telefones: (61) 3107-0521/ 3107-0509 / 3107-0697

Portal do aluno da UnB: aluno.unb.br/aluno-orienta

Quando o CEAD realiza a carga de estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Aprender (Moodle) envia um e-mail automático para o endereço cadastrado contendo os dados de acesso para inserir na página inicial. Se não localizar esta mensagem em sua caixa de entrada, procure no lixo eletrônico. Na maioria dos casos, o e-mail cadastrado do estudante é o institucional (confira orientações do passo anterior).

Com esses dados, acesse aprender3.unb.br para informar seu login e senha. Pronto!

A inscrição requer a identificação da disciplina no ambiente Aprender 3. Para isso, é necessário realizar a busca pelo nome ou pelo código da disciplina na barra de pesquisa.

Há duas formas diferentes de inscrição em disciplina no Aprender 3:

1) a que pode ser realizada por você (autoinscrição);

2) a que pode ser realizada pelo professor (vinculação pelo docente).

Na autoinscrição, você acessa o Aprender 3 e, em seguida, inscreve-se na disciplina desejada. Nessa forma de inscrição, não há intervenção do administrador nem do professor da disciplina, ou seja, a inscrição é feita por você, automaticamente. Uma variação dessa modalidade de inscrição é a autoinscrição com senha. Nesse caso, para se inscrever na disciplina, você precisará conhecer a chave de inscrição ou a senha designada à disciplina pelo docente. Essa senha pode ser fornecida por e-mail.

A inscrição manual permite ao professor autorizar os estudantes que possuem acesso à sua disciplina. Os perfis dos alunos são vinculados à disciplina pelo endereço eletrônico ou pelo CPF.

Tutorial "Como fazer inscrição".

Para entrar em contato com o(a) seu/sua professor(a), acesse as informações dos Participantes da turma no Sigaa ou consulte sua unidade acadêmica e/ou coordenação de curso.

No Aprender 3, você pode participar de videoconferências usando o BBB (BigBlueButton) ou o Microsoft Teams. Saiba como, a seguir:

a) BigBlueButton, ou BBB, é um software de webconferência, integrado ao Aprender 3, para a interação em videoconferências. A ferramenta permite que os usuários de uma sala no Aprender 3 entrem em uma webconferência de dentro da plataforma, formando uma única interface de acesso. O professor entra como moderador, e você, estudante, como participante da webconferência.

Tutorial “Webconferência BBB | Aprender3.unb.br”: youtu.be/ViauSoDxPX0

ATENÇÃO: o vídeo da transmissão ficará gravado e será disponibilizado na plataforma Moodle algumas horas depois, mas somente por 15 dias, aproximadamente.

b) Como participar de videoconferências usando o Microsoft Teams:

Basta clicar no link de reunião disponibilizado pelo professor no Aprender 3. Para obter detalhes sobre como ingressar na reunião de outras formas, acesse o tutorial a seguir:

Tutorial "Ingressar em uma reunião no Teams"

ATENÇÃO: as transmissões gravadas no Microsoft Teams ficam disponíveis para download durante 21 dias, no chat da própria aula. Portanto, basta localizar o link “baixar”, disponível ao lado da miniatura do vídeo, no chat, para recuperar a gravação.

Na página do projeto Rotas de Inovação Universitária (RIU), que faz parte do programa Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M). O objetivo do RIU é estimular a formação docente e discente, bem como a formação de outros membros da comunidade acadêmica, buscando promover estratégias de ensino-aprendizagem articuladas a processos de inovação e de criatividade institucionais, com foco na ampliação do uso de recursos tecnológicos na educação.

Também não deixe de assistir às nossas lives: https://riu.cead.unb.br/lives.

O aluno regular da UnB pode acessar todos os aplicativos da suíte Office 365 com uma única credencial de acesso, exclusivamente em www.office.com. O login é o número da matrícula, acrescida da terminação @aluno.unb.br. A senha, por sua vez, é a mesma que permite o acesso ao sistema SIGAA, no caso de aluno de graduação, ou ao sistema de matrícula web da UnB, no caso de aluno de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para mais detalhes, acesse:

Tire suas dúvidas em: "Office 365 para alunos"

Assista aos tutoriais clicando aqui

Ou faça o download do “Guia do Teams"

A tutoria de graduação integra o conjunto de ações do DEG (Decanato de Ensino de Graduação) que visam à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem acadêmico, com objetivo de reduzir os índices de reprovação e de evasão na Universidade de Brasília. Trata-se, portanto, de um sistema de apoio acadêmico em que estudantes mais experientes e com destacado desempenho acadêmico, sob a coordenação pedagógica docente, auxiliam outros estudantes a se integrar à Universidade e a potencializar sua aprendizagem. A seleção de integrantes do Núcleo de Tutoria do DEG é realizada por editais disponíveis no site www.deg.unb.br/editais.

Outras informações podem ser acessadas em www.deg.unb.br/tutoria.